Yoga

O que é Yoga

Um pouco do que é YOGA

“O termo yoga deriva da raiz yuj do sânscrito, que significa atar, reunir, ligar e juntar, focar e concentrar a atenção em algo, usar e por em prática; significa também união e comunhão.

É a verdadeira união da nossa vontade com a vontade de Deus.

“Significa, portanto, a união de todos os poderes do corpo, da mente e da alma a Deus; significa o disciplinamento do intelecto, da mente, das emoções e da vontade que o yoga pressupõe; significa um equilíbrio da alma que nos permite olhar pra a vida, em todos os seus aspectos, de maneira equânime”

diz Mahadev Desai, em sua introdução ao Gitã According to Gandhi. ( Luz sobre o Yoga , B.K.S. Iyengar).

Yoga é um dos seis sistemas da filosofia indiana. Poderíamos discorrer por várias páginas sobre o que é yoga.

Resumidamente, no livro Os Yoga Sutras de Patañjali, estão reunidos os ensinamentos sobre o caminho do Yoga compilados em quatro partes (Pada) onde são oferecidos os passos para se chegar a essa prática milenar. Yoga é uma maneira de viver. Um caminho a se seguir.

Segundo os Yogas Sutras de Patañjali, yoga é:

Yogah cittavrtti nirodhah

Yoga é a contenção das flutuações dos processos mentais

A mente oscilante e instável cria obstáculos à percepção do Eu Real.

Então, se controlarmos a mente, o intelecto e o ego e nos liberarmos dos desejos desenfreados e voltarmos para o espirito interior, nós nos tornamos um com Deus.

Os Yogas Sutras de Patañajali oferece oito estágios (Ashtanga Yoga) nessa jornada em busca de nossa alma. 1. Yama; 2. Niyama; 3. Asana; 4. Pranaiama; 5. Pratyahara; 6. Dharana; 7. Dhyana; 8. Samanhi
Erroneamente se entende yoga como o terceiro estágio que são os ásanas (fala-se assanas – posturas).

Mas isso tem um sentido. Inicialmente na prática de yoga temos contato com o que temos de mais denso que é nosso corpo físico e trabalhando de forma disciplinada e utilizando a respiração para essa conquista, gradualmente integramos todos os outros estágio no sentido de integrar nossa mente, nossas emoções, nossa inteligência pra uma maior clareza, paz, equilíbrio e compreendendo assim, mais profundamente, quem somos.

 

Os  8 Estágios da Yoga

IYENGAR YOGA

Iyengar Yoga é uma modalidade de Hatha Yoga, baseada nos ensinamentos do mestre Yogacharya Bellur Krishnamacharya Sundaraja Iyengar, Pune, Índia.

O mestre Iyengar desenvolveu uma técnica que possibilita a todos praticarem independente de sua idade ou condição física.

Ele desenvolveu acessórios (props) para auxiliar na prática. Blocos, cintos, cadeiras e outros, possibilitam ao praticante executar as posturas com melhor alinhamento e eventualmente evitando lesões.

O foco desta prática está no alinhamento corporal e na precisão das posturas. O praticante desenvolve equilíbrio, resistência, flexibilidade e força.

Unindo-se a prática das posturas (asanas),  com a atenção na respiração (Pranayama) e concentração (Dharana) gradativamente vamos trazendo nossa mente pra um estado de tranquilidade e paz. Fazendo com que o sentimento de ansiedade e estresse diminuam consideravelmente.

Neste método o professor tem papel fundamental nos ajustes dos aluno.

As posturas (asanas) realizadas com alinhamento, respiração e concentração aos poucos leva o aluno a um bem-estar raramente observadas em outras práticas físicas.

Desta forma transformamos nossa maneira de pensar e agir por meio desses ensinamentos os colocando na prática em nossas vidas.

Yoga – Benefícos

  • Previnem ou impedem O estresse;
  • Neutralizam os efeitos deprimentes da estafa física e mental;
  • Abaixam a pressão arterial;
  • Reduzem ou combatem a constipação intestinal;
  • Massageiam os órgãos internos, com ativação das secreções e das excreções, pondo em funcionamento órgãos indolentes;
  • Criam e conservam um estado de conforto interior, alegria de viver e nos lubrifica psiquicamente e moralmente;
  • Renovam e aprofundam a vitalização dos músculos, vísceras, plexos, glândulas e nervos;
  • Trabalham as Nadis (correntes de energia sutil de nosso corpo);
  • Combatem o colapso dos órgãos internos (influência da gravidade);
  • Promove o diálogo entre o eu consciente superior e as estruturas corporais vivas, normalmente inconsciente.

Junte-se a Nós

A Yoga é para todos!
Agendar aula Gratuita

Localização/Contato

  • 61 98641 43 20
  • CRS 515 BLOCO C numero 27 – Asa Sul, Brasília – DF, Cep: 70381-530
×